Conhecendo Niterói

Just another WordPress.com weblog

Ponte Rio – Niterói: um verdadeiro monumento

Por Déborah Vasconcellos

pedro_henrique21

Mesmo ligando a o Rio de Janeiro a Niterói, não há dúvidas de que a Ponte Presidente Costa e Silva – mais conhecida como Ponte Rio – Niterói – é um cartão postal dos fluminenses. Tanto que conquistou o quarto lugar na disputa lançada pelo jornal O Globo sobre as sete maravilhas da cidade.

Inaugurada em 1974, a rodovia é uma das maiores pontes do mundo com seus 13 quilômetros de aço, concreto e asfalto. A Ponte foi projetada para receber 50 mil veículos por dia. Hoje, recebe 140 mil e com a maior segurança. Apesar dos problemas estruturais que enfrentou por conta de descuidos e erros, desde o início da concessão em 1995 a via só melhorou. A Ponte S/A, do Grupo CCR, responsável pela administração da Ponte Rio – Niterói, conseguiu modernizar o monumento e assegurar um belo passeio aos motoristas.  Além de ser uma beleza urbana, a Ponte é também ícone em tecnologia e eficiência.

A Ponte S/A executou um amplo programa de conservação, de manutenção estrutural e de modernização operacional. Com a implantação de novas tecnologias e equipamentos, como painéis de mensagens, semáforos e câmeras de vigilância, e equipes treinadas de plantão e serviços de atendimento aos usuários, a concessionária transformou a Ponte Rio – Niterói.

Em 2000, a concessionária executou a maior intervenção de operação e obras da história da Ponte: os caixões metálicos da superestrutura do Vão Central foram reforçados internamente e, por fora, a substituição do pavimento asfáltico por concreto armado constituiu uma laje de reforço estrutural adicional, com excelente trafegabilidade e baixíssima manutenção.

Dentro do vão central, onde a rodovia tem o seu ponto mais alto, chegando a 70 metros de altitude, funciona o sistema de Atenuadores Dinâmicos Sincronizados (ADS). Composto de 32 conjuntos de molas e pesos, o ADS neutraliza as oscilações da estrutura sob fortes ventos. Assim, a Ponte não mexe mais! O sistema é tão interessante que recebe a visita de estudantes e empresários do mundo inteiro.

Quer saber mais sobre a Ponte e como visitar suas instalações? Basta ligar para o Disque CCR Ponte, no número 2620-9333. A Ponte S/A funciona na Rua Mário Neves, número 1, Ilha da Conceição.

Anúncios

11 Comentários»

  Carol wrote @

Impressiona, não?

  Carol wrote @

Esperando novos posts..adorei conhecer este site

  andson roque wrote @

ola parabens pela ponte! moro em salvador e esta semana o governo do estado comentou em se faser uma ponte desta, unido salvador a ilha de itaparica-ba
é tudo que salvador precisa!

  pasquim2009 wrote @

Foi uma grande idéia que estes acadêmicos tiveram de falar um pouco sobre esta linda obra. Foi também bastante esclarecedor, eu mesmo não sabia que o nome da Ponte é Costa e Silva. Os arquitetos que projetaram esta ponte criaram uma verdadeira obra de arte. Parabéns para vocês que realuizaram esta reportagem!

  rafael wrote @

esse eh o vao central….e ca pra lah…de lah pra ca eh o vao a merda

  Imóveis em Niteroi wrote @

Olha.. Ja passei por ela e realmente é inacreditável pensar.. até que ponto vai a engenharia !

ALias.. vo na TV que teve uma blits da Lei Seca na ponte.. FIquei pensando.. imagina como seria para fazer um “retorno” na ponte para escapar da fiscalização rsrsrsrs..

Imóveis em Niterói

  iris wrote @

e lino

  Amo Niterói wrote @

Gostaria de parabeniza-los pelo blog e gostaria de aproveitar o espaço para informa-los do mais novo guia online de serviços de niteroi, o amoniteroi.com.br ! Dá uma passada lá, podemos fazer algum tipo de parceria.

  Amo Niterói wrote @

otimo blog!

  imoveis em itaborai wrote @

Muito legal!!

  imoveis em niteroi wrote @

gostei muito do site!!!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: