Conhecendo Niterói

Just another WordPress.com weblog

Descubra as 7 maravilhas de Niterói

Postado por Karine Amaral

Organizado pelo  O globo-Niterói, o público escolheu as 7 maravilhas de Niterói. Foram mais de 4 mil votos que determinaram quais são os cartões-postais da cidade de Araribóia.

O MAC continua sendo o local mais lembrado e querido pelos moradores e recebeu mais de 40% dos votos. Os outros seis escolhidos foram a Praia de Itacoatiara, Fortaleza de Santa Cruz, Ponte Rio-Niterói, Mercado de Peixe São Pedro, Theatro Municipal e Orla de São Francisco.

E você, o que achou dos locais escolhidos?

Anúncios

9 Comentários»

  A cultura está na UFF « Conhecendo Niterói wrote @

[…] merece a atenção dos turistas. Sua estrutura chegou a entrar na lista de votação como uma das sete maravilhas de Niterói. Apesar de não ter vencido, a faculdade tem o carinho dos niteroienses, pois, além de ser uma das […]

[…] Mesmo ligando a o Rio de Janeiro a Niterói, não há dúvidas de que a Ponte Presidente Costa e Silva – mais conhecida como Ponte Rio – Niterói – e é um verdadeiro cartão postal de Niterói. Tanto que conquistou o quarto lugar na disputa lançada pelo jornal O Globo sobre as sete maravilhas da cidade. […]

  Rodrigo da Costa Coutinho wrote @

Faltou a grande Unidos do Viradouro aí dentro das Sete Maravilhas!

  andre claudio de oliveira wrote @

Apenas gostaria de saber o e-mail da Secretaria de Turismo, para enviar uma propósta,
obrigado.

  Luiz Carlos N. Monteiro wrote @

A escolha das 7 Maravilhas de Niterói, realmente pareceu no mínimo duvidosa! Durante o mês de Novembro 2008, o Jornal O GLOBO, no seu encarte de Bairro (olha que Niterói é uma Cidade e está entre as 10 maiores arrecadações finançeiras do Estado e entre as 100 maiores em arredações de Impostos ao Governo Federal. Lembrando que já foi Capital do Estado e é uma das mais significativas cidades fluminenses), promoveu a secreta (já que nínguém teve acesso ao números de votação de cada urna ou sei lá o que?. Não foi divulgado !) futura escolha dos lugares reconhecidos como as 7 Maravilhas de Niterói.

Os próprios Responsáveis pelo Jornal em sua versão On Line (http://oglobo.globo.com/rio/bairros/default.asp?a=353), manisfetam que “foram mais de 4 mil votos válidos, 20 lugares selecionados e muita expectativa. De 1º a 18 de novembro, período em que durou a votação do concurso as “7 maravilhas de Niterói”, organizado pelo GLOBO Niterói-Sábado, moradores, leitores do jornal e do site Bairros.com escolheram os pontos turísticos mais importantes e representativos da cidade pela internet ou via celular.

No Aniversário de 453 Anos da Cidade, fui confir o resultado e amigos qual foi a minha surpresa? O RESULTADO! E ficou assim:

1º MAC
2º PRAIA DE ITACOATIARA
3º FORTALEZA SANTA CRUZ
4º PONTE RIO NITERÓI
5º MERCADO SÃO PEDRO
6º TEATRO MUNICIPAL
7º ORLA DE SÃO FRANCISCO
8º ESCOLA DE SAMBA UNIDOS DO VIRADOURO
9º IGREJA DE NOSSA SENHORA DE BOA VIAGEM
10º PARQUE DA CIDADE DE NITERÓI
11º PRÉDIO CENTRAL DO CORREIOS
12º HORTO FLORESTAL DO FONSECA E JARDIM BOTÂNICO DE NITERÓI
13º PRAIA DA FLEXAS
14º RUA MOREIRA CÉSAR EM ICARAÍ
15º AVENIDA LITORÂNEA
16º CAMPO DE SÃO BENTO
17º UFF
18º TEATRO POPULAR
19º MUSEU DO INGÁ
20º ESTAÇÃO DE CATAMARÃ EM CHARITAS.

Estão querendo fazer entender que o povo de Niterói não entende de cultura! Só pode ser isto! Primeiro o Jornal não apresenta o resultado do pleito e segundo quando se fala em Maravilhas de uma Cidade, deve ter a orientação não somente de frequência. Toda votação deste tipo em qualquer lugar do mundo, a pesquisa é orientada principalmente pelos aspectos: Urbanistico, Paisagístico, Cultural e Conservacionista-Ambiental-Ecológico.

Lugares como MERCADO DE PEIXE SÃO PEDRO e a ORLA DE SÃO FRANCISCO que são fracos em relação aos aspectos citados, ficaram surpreendentemente na frente de locais como: IGREJA DA ILHA DE BOA VIAGEM e HORTO DO FONSECA.
Outro verdadeiro absurdo é ver muito bem no ranking a ESCOLA DE SAMBA UNIDOS DO VIRADOURO. Não que ela não mereça, mais este berço do samba ficar na frente do verdadeiros patrimônios como o CAMPO DE SÃO BENTO e o MUSEU DO INGÁ. Brincadeira !

Alguns lindos e significativos lugares na história de Niterói nem entraram na disputa: COMPLEXO CULTURAL DE PORTUGAL PEQUENO (Ponta da Áreia); O PALACETE DO BARÃO DE SÃO JOÃO DE ICARAÍ (Antiga Sede do saudoso Colégio Brasil na Alameda), O CASARÃO DO COLÉGIO NILO PEÇANHA (Centro), o PALACETE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (CENTRO), O PALACETE DA BIBLIOTECA ESTADUAL (Centro), A antiga Sede do Governo do Estado e hoje CÂMARA MUNICIPAL DE NITERÓI (Centro), o PALÁCIO ARARIBÓIA (Sede antiga da Prefeitura – Centro), a IGREJA DE SÃO LOURENÇO DOS INDIOS (São Lourenço), A REITORIA DA UFF (Antigo Casino Icaraí), o FORTE GRAGOATÁ (na Praia do Gragoatá, o FORTE DO PICO (Jurujuba, A GRANDE DUNA E O SAMBAQUI DE ITAIPÚ (Itaipú).

É amigos, parece que querem dar um buuuuuuuummmmmmmm turístico em Niterói em determinados lugares que finançeiramente interessa.Abandonando verdadeiros polos da cultura hitórica, urbanística, paisagística, cultural, patrimonial e ecológica de nossa bela cidade. A Maior prova disto é que até o PARQUE DAS ÁGUAS ficou de fôra deste pleito. Então até que me provem construtivamente ao contrário as 7 MARAVILHAS DE NITERÓI, TÁ PARECENDO MARMELADA!

Luiz Carlos N. Monteiro

– Estudou Direito na UGF
– Cursou no SENAC Guia Regional de Turismo
– Membro da SECITE Adm.Edição do Livro NITERÓI PERFIL DE UMA CIDADE
– Conservacionista pela SAMJARBONI
– Membro Associado da União dos Escoteiros do Brasil pelo 49º G.E.- RJ

  Amo Niterói wrote @

concordo com você, mas para mim o primeiro lugar é a praia de itacoatiara , pois sempre estou lá! gostaria de aproveitar o espaço para informa-los do mais novo guia online de serviços de niteroi, o amoniteroi.com.br ! Dá uma passada lá, podemos fazer algum tipo de parceria.

  Luis wrote @

Hola!
Como posso chegar al mirante del Parque da Cidade de Niterói salindo de la terminal fluvial de Barcas S/A? Obrigado!!!!

  Michelle Rodrigues wrote @

Que tal agora mostrarmos ao mundo AS 7 VERGONHAS DE NITERÓI???

1-LIXO NAS RUAS
2-MENDIGOS
3-CAMELÔS
4-RUAS SEM PAVIMENTAÇÃO NA R.O.
5-PRAIA DE ITAIPU ABANDONADA PELA CLIN
6-ESGOTO LANÇADO NAS LAGOAS
7-FALTA DE PONTOS DE ÔNIBUS COBERTOS E LIXEIRAS…

[…] Mesmo ligando a o Rio de Janeiro a Niterói, não há dúvidas de que a Ponte Presidente Costa e Silva – mais conhecida como Ponte Rio – Niterói – é um cartão postal dos fluminenses. Tanto que conquistou o quarto lugar na disputa lançada pelo jornal O Globo sobre as sete maravilhas da cidade. […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: