Conhecendo Niterói

Just another WordPress.com weblog

Itacoatiara – Um Paraíso Niteroiense

Por Mariana Oliveira

A 30 minutos de ônibus do agitado centro de Niterói está uma das mais belas praias do litoral fluminense. Itacoatira, que do tupi significa “pedra riscada” é um paraíso natural de vegetação exuberante entre costões de pedra para escaladas e caminhadas. O melhor de tudo: o mar cristalino que reúne surfistas e banhistas.

Praia de Itacoatiara - Niterói

Praia de Itacoatiara - Niterói

A praia de Itacoatira fica cercada pelo Parque da Serra da Tiririca, entre a Pedra do Elefante e a Pedra da Andorinha. Conta a História que as terras eram de Mathias Sandri (que atualmente dá nome à principal rua do bairro), proprietário que foi responsável pelo loteamento e venda dos terrenos a membros da elite carioca. Foi ele também que batizou as ruas com nomes de flores, tradição que permanece até os dias de hoje.

Até a década de 90, as residências eram principalmente de veraneio de famílias de classe alta. Atualmente o isolamento e a preservação do local continuam atraindo a elite das cidades fluminenses. Para se ter uma idéia, a lei orgânica de Niterói impede construções de mais de dois andares e o número de estabelecimentos comerciais é bastante limitado. Além disso, só se pode chegar até ali por uma única estrada, o que também significa mais segurança para moradores e visitantes.

Tudo isso para preservar aquela que também é praia preferida dos surfistas. Itacoatiara regularmente é o local de competições estaduais e ficou famosa pelas “mais altas ondas do litoral brasileiro”. Além disso, a praia oferece opções para quem gosta de trilhas, de sol, de mar ou só de fazer aquela social na areia.

Como chegar:
De ônibus: no terminal rodoviário de Niterói, pegar a linha 38 e descer na cabine de polícia de Itacoatiara.
De carro: seguir pela estrada Caetano Monteiro até a Estrada de Itacoatiara.
Vale lembrar que a praia é pública e a visitação é gratuita.

21 Comentários»

  Carol wrote @

Praia perfeiiita…todos deviam ter a chance de conhecer.

  Carol wrote @

Estou esperando por dicas de novas praias!

  Ju wrote @

carol, você não precisa de novas dicas! itacoatiara é o paraiso!

  Suelly wrote @

ameii

  Suyani wrote @

Gente da pra ir a pe? pq pegar um onibus e depois um carro é meio dificil rs. espero respostas (Y)

  lalá wrote @

Não dá pra ir a pé, basta pegar o onibus e vc está na praia de itacoatiara!

  Itacoatiara Assim Para Sempre! wrote @

Existe um projeto de lei visando fechar as brechas na lei para proteger Itacoatiara contra a ameaça de construção de prédios e shopping centers. Assine a petição e mande um email para os vereadores.

Vamos preservar itacoatiara !

  Amo Niterói wrote @

realmente um paraiso!!!

gostaria de aproveitar o espaço para informa-los do mais novo guia online de serviços da cidade de Niterói, o amoniteroi.com.br.

  betty mello wrote @

Cresci e passei minha infancia e adolescencia em Itacoatiara e soh tenho lembranças cheias de muitas saudades .
Por isso ela sera eterna pra mim mesmo depois da minha passagem por aqui.
Um lugar de muita energia.
Amo esse lugar !
betty

  Helio wrote @

Devo esclarecer que a informação sobre Itacoatiara, não está completa, já que o loteamento não foi feito só pelo Mathias.Ele loteou a parte direita de quem entra e FELICIO FRANCISCO loteou a outra parte.Não sei pq sempre omitem este nome, não é correto ou pesquisa incompleta.

  robson sdoliver wrote @

moro em sp e quero muito conhecer essa praia, tenho parentes no alcantara, são gonçalo. como faço para esta indo a itacoatiara de carro do alcantara até lá???
valeu pessoal!!

  Bianca wrote @

Robson vc vai seguir sempre a principal , em sentido a Niterói , vai virar em Tribobo ao lado da policia rodoviaria , sentido a reg. dos Lagos, dps após o radar de Rio do Ouro manter a direita , vai passar pela serrinha de Itaipu e entrar na Rua do posto de Gasolina. Dps retornanr a esquerda e pegar a entrada em frente ao mercado Flash.

Bem Vindo !! Está em Itacoatiara !!!

  natla lima wrote @

que saudades dessa praia maravilhosa!!!! linda linda ….

  Ethel Maribondo wrote @

Vocês do Google erraram, pois a Estrada que dá acesso à Itacoatiara é a Estrada Francisco da Cruz Nunes e não a Caetano Monteiro. Itacoatiara é pra quem pode, não pra quem quer.
Ethel Maribondo

  Ethel Maribondo wrote @

Gostaria, sim, de receber e-mails de Itacoatiara posts, pois sou moradora em Niterói há muitos anos e frequentei muito Itacoatiara na minha juventude e inclusive já fui sócia do clube ÁFEA de engenheiros e arquitetos. Gosto muito dessa praia perigosa e sinistra, como dizem os rapazes.

  Andre Trindade wrote @

Itacoatiara é linda mas suas ruas esburacadas e praças abandonadas

  Ethel Maribondo wrote @

Itacoatiara é preservada e por isso não se asfaltam as suas ruas; somente as ruas principais são asfaltadas, onde os carros podem passar mais velozmente.
Ethel Maribondo

  Ethel Maribondo wrote @

André, Itacoatiara não tem ruas asfaltadas para preservação de sua beleza natural, mas algumas ruas são asfaltadas, sim, onde passam os ônibus e onde os carros podem passar mais rapidamente.
Abraço,
Ethel Maribondo

  Re wrote @

Moro no Rio, mas já fui várias vezes, há algum ônibus do RJ q vá direto para a praia?
Grata.

  Helio Francisco wrote @

Há sim. O Ônibus 770 que sai do terminal da Av. Antonio Carlos.

  Ethel Schvartz Maribondo wrote @

Sim, o ônibus 770-Itaipu- passa em Itacoatiara.


Deixe um comentário