Conhecendo Niterói

Just another WordPress.com weblog

Fortaleza de Santa Cruz

Por VInícius Moreira

A fortaleza de Santa Cruz é uma das sete fortalezas e fortes de Niterói. Ela foi a primeira fortaleza erguida em volta da Baía de Guanabara, em 1555. Lá podemos encontrar 41 Casamatas, distribuídas em 2 andares, que abrigam canhões seculares e diversas estruturas que datam do século XVI. Destacam-se ainda o Relógio de Sol e a Capela de Santa Bárbara datada do século XVII.

Fortaleza de Santa Cruz

Fortaleza de Santa Cruz

Cerca de duas mil pessoas visitam a fortaleza todo o mês. Nos fins de semana, visitas guiadas são realizadas de hora em hora e duram cerca de 45 minutos.

Endereço: Estrada Gal. Eurico Gaspar Dutra, s/nº
Bairro: Jurujuba
Tel: (21) 2711-0462
Visitação: 3ª a domingo das 09 às 16h.
34 Comentários»

  Suzana B. wrote @

A visita é free ou quanto custa?

Agradeço a informação.

  blogconhecendoniteroi wrote @

Olá, Suzana.

A entrada para visitação é franca.

Disponha.

  Flavinha wrote @

Eu já fui!!!!!
Foi um dos passeios do meu colégio no Ensino Médio…
E olha, até que eu gostei de me desbancar lá da minha querida serrinha pra conhecer o Forte!
A vista é show!!!
Vini, comparando o perfil dos posts este é a sua cara! Mas juro que não é porque é sobre canhões, tá? hahaha.
Brincadeirinha!
Parabéns pelo blog!

  HILLARY wrote @

EU ADOREI A FORTALEZA DE SANTA CRUZ DE NITERÓI

  Um passeio pela Baía de Guanabara « Conhecendo Niterói wrote @

[...] Janeiro, Niterói também possui belíssimos representantes no passeio. São eles a Ilha da Lage,  Fortaleza de Santa Cruz, as praias oceânicas de Charitas, São Francisco e da Maçã, a praia de Icaraí, o MAC, o Forte [...]

  jarbas wrote @

E aí amigos !!
Tive o prazer de prestar o serviço militar, aquartelado na Fortaleza, experência esta que guardarei com carinho até o final de meus dias.
Abração à todos

  Janaina wrote @

Passeio lindo sim! mais agora se paga a visitação, que sao todos os dias, 4,00 adulto e 2,00 crianças e idosos.

  Alan wrote @

a visitação é só chegar ou tem que agendar?????

  cristiane wrote @

Gostaria muito mês que vem poder levar minha mãe deficiênte fisíca no forte , porém ñ sei como chegar e quanto custa ; moro em S.G. … obrigada por me ajudar………….CRISTIANE

  Rosiane Bacigalupo wrote @

Olá… Sou estudante de Geografia, e fiquei interessada em marcar uma visita a Fortaleza com um grupo da minha turma.
Gostaria de saber se é necessário marcar visitação.

Grata…Rosiane Bacigalupo

  michelle aurelio wrote @

bom dia, depois de 18 anos em pernambuco ,estou voltando a minha terrinha,e já estou fazendo minha agenda de visitas.Por gentilesa,queria saber o custo da visita,como chegar até aí,o horário,…poderiam me informar?Um grande abraço

  Luciane wrote @

Trabalho com usuários de saúde mental e buscamos locais para passear. Niterói é uma cidade belíssima e gostaríamos de conhecê-la melhor. Aguardo o retorno. Grata.

  thays wrote @

Olá eu tenho 11 anos de iidadee e nessecito de informações sobre oS ForteS de niterói para um trabalho escolar

Se possivel responder até o dia 23 de agosto ! Obrigada

Obs: → responda pelo e-mail thaysinhaah_123@hotmail.com

  Amo Niterói wrote @

conheçam o guia online da cidade de niteróI! cadastre seu serviço gratuitamente no Amo Niteroi!

  lilian wrote @

Gostaria de saber qt custa para visitar o Forte?

  sandra wrote @

Se voce fosse dar uma nome para uma escultura feita homenageando a Bonança que veio depois daquela tempestade em Niterói…. qual seria????

Uma escultura em vidro com muita cor e LUZ….

  vanessa wrote @

quanto custa a visitação na fortaleza

  Regiane Rodrigues wrote @

O Instituto e Clínica Grupo Alivio, vem a 14 anos prestando serviço à população de Niterói e cidades vizinhas na prevenção e tratamento dos usuários de álcool e outras drogas.
No mês de Setembro lançamos um Projeto chamado “Meu futuro eu construo com arte”, visando à prevenção ao uso indevido de álcool e outras drogas junto as Escolas Municipais de Niterói.
No dia 10 de Dezembro do corrente ano faremos a premiação dos ganhadores do referido concurso. E gostaríamos de saber se é necessário agendar data e hora para a visitação na forrtaleza de santa Cruz. Uma, vez, que ganhamos da NELTUR um passeio turístico, que acontecerá nos dias 18/12 /2010 e 19/12/2010 às 10h, com o número de 26 pessoas divido em dois grupos de 13 pessoas em cada data citada.
sem mais para o momento, grata.

Regiane Rodrigues
Contato: 2627-3939 – Grupo Alívio

  Iolanda wrote @

Gostaria de saber se tem visitas guiadas, quais são os horários das visitas guiadas, qual o tempo de duração e o valor. Obrigada

  camilla wrote @

Gostaria de saber qual é o melhor onibus p pegar no centro de niteroi ou noterminal de niteroi p ir a fort.santa cruz.Obrigada.Camilla Amorim

  rachel wrote @

eu gostaria de saber quais são os dias de visitas, os horarios, quanto custa para fazer a visita.
se tem alguem para guiar os visitantes, e qual o onibus que pega pra chegar até o local, eu resido em pendotiba.
aguardo a resposta.

  Henriette Lucena wrote @

Irei com um grupo de alunos e gostaria de saber de vcs indicam um lugar para leva-los para almoçar. Um lugar que fique perto da fortaleza.

  armando wrote @

ainn ont que lindo eu fuiiiiiiii! soldado da silva lindoooooo s2

  lurdes wrote @

fui em fotaleza de santa cruz e adorei la eu amei o museu amei o quartel comemos num restaurante maravilhoso etc…obrigada por esse passeio maravilhoso

  Potiguara Ernesto Guimaães wrote @

Muita coisa mudou em niterói depois que sai.Está muito linda.

  Eguinaldo Vieira Sirino wrote @

É permitido fotografar?

  aida de fatima moret wrote @

Sim ja tive o prazer em conhecer …vale a pena! Pela historia e pela beleza.

  mariana wrote @

Gostaria de saber como chagar na fortaleza d santa cruz moro no bairro de ramos e se tem custo para visitar.
E se tem visita guiada.obrigada

  mariana wrote @

Como faço p chegar na fortaleza, moro em ramos e se a visitas tem custo e se a visitas tem guia.obrigada

  david simoes wrote @

servi em 93 o lugar e show de bola.sd costa.BCS comandante tenente lucio

  Nanci Garcia wrote @

Amei!!! Muito legal o site! No próximo ano, devo morar em Niteroí e estou pesquisando lugares: um lugar verde, tranquilo (mas com vida), algo meio Rio Antigo, colonial, ladeiras etc. Podem me sugerir alguns locoais ou bairros. Grata.

  fabio wrote @

O forte é bem legal, com uma linda vista, pena que o bebedor perto do banheiro não estava funcionando.

  Paulo César Coelho wrote @

Bom dia!
Gostaria da permissão dos autores do site, para o uso da imagem da Fortaleza Santa Cruz, no meu próximo livro. O livro é um romance que conta a história da fortaleza desde Villegaignon quando lá, instalou em 1555, duas peças de artilharia.
Desde já obrigado,
Abraço.

  Alaésia wrote @

Boa tarde! Gostaria de conhecer a Fortaleza e preciso saber quanto é a entrada e se estar aberta em dia de semana. Abrçs!


Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

